Você sabe o que é Bruxismo?
- Sorriso Ideal
- 12 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Dores no maxilar, dores nos dentes, desgastes dentais visíveis e dores no ouvido podem ser sinais claros de bruxismo.
Mas, afinal, o que é Bruxismo?
De uma forma geral, o bruxismo consiste em um distúrbio disfuncional caracterizado pelo hábito de pressionar ou ranger os dentes. Há diversos fatores que podem causar a disfunção, como por exemplo: estresse, tensão, mal formação ou oclusão dentária, e até mesmo efeitos colaterais de remédios utilizados no tratamento de transtornos psicossomáticos.
Há dois tipos de bruxismo, o mais comum ocorre durante a noite, chamado de bruxismo noturno. Porém, há também casos do problema que se manifesta durante o dia, chamado de bruxismo diurno ou briquismo,

Como o bruxismo é tratado?
O bruxismo pode ser diagnosticado pelos profissionais da área clínica, odontológica ou psiquiatra. A identificação do distúrbio geralmente é realizada pelo exame polissonográfico.
O tratamento realizado consiste no uso de uma placa dentária confeccionada de silicone ou acrílico, e de acordo com a arcada dentária do paciente. Geralmente essa peça é utilizada durante o sono, e visa amenizar os impactos causados pelo ranger ou pressionar dos dentes e contribuir para o relaxamento muscular.

O não tratamento do bruxismo pode causar disfunções na articulação temporomandibular, desgastes excessivos dos componentes dentários, e em casos mais graves até depressão.
Como evitar aliviar os sintomas?
Há uma série de atitudes e mudanças que podem auxiliar na amenização dos sintomas do bruxismo, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar do paciente. Como por exemplo:
Realizar exercícios e atividades físicas;
Manter uma alimentação saudável;
Dormir ao menos 8 horas por dia;
O consumo de alimentos e bebidas com potenciais relaxantes auxiliam numa melhor noite de sono e no relaxamento muscular (tais como: chá).
Essas dicas podem ser úteis para prevenir o aparecimento do problema tanto em jovens e adultos, quanto em crianças.
Comments